[RELIGIÃO] DIANE: "A GENTE ACABA PERDENDO UM EMPREGO POR CONTA DA NOSSA FIDELIDADE COM DEUS"

Brendo Hoshington*

Diane Bezerra em oração no Morro Bom Jesus. Foto: Brendo Hoshington


Considerada uma denominação que preza por costumes tradicionais, a Igreja Adventista é, quase sempre, alvo de intolerância até mesmo dentro do âmbito evangélico. Criada em maio de 1863 no estado de Michigan, Estados Unidos das Américas (EUA), o grupo se destaca pelo investimento em escolas, hospitais e até mesmo fábricas de alimentos próprias.

Este conjunto de “segregação” acaba por provocar uma série de preconceitos. Boa parte deles relacionados ao costume de guardar o sábado. A estudante de Ciências Contábeis  Diane Bezerra fala das dificuldades que enfrenta em relação a isso.

“Primeiro vem a questão do preconceito, as pessoas dizem “isso é coisa do passado, você não deve seguir dessa forma”, na questão profissional eu já sofri com isso, na faculdade, na escola, no tempo de colegial.”
“Muitas vezes a gente acaba perdendo um emprego por conta da nossa fidelidade com Deus.”

Segundo dados do Ministério dos Direitos Humanos (MDH) os evangélicos ocupam o terceiro lugar no ranking das vítimas que mais sofrem com intolerância no Brasil, ficando atrás apenas de religiões de origens africanas e o catolicismo. Os dados são de novembro de 2017. (Fonte VEJA)

“Existem muitas igrejas evangélicas, o preconceito vem lá de trás, entre católicos e evangélicos, quando fala evangélico aí já se tem na mente a questão de várias denominações, protestantes, certo?”

“E a igreja adventista em si ela estuda tanto o velho testamento quanto o novo.” 

“Se a gente for lá nos livros de Gênesis, Êxodo,  a gente vai ver que entre os mandamentos tá a questão do sábado, como dia de guarda, como dia que Deus descansou após toda sua criação, então as pessoas elas vêem isso como se no passado as pessoas guardavam, mas hoje não é necessário porque Jesus veio a este mundo, morreu, foi crucificado, enfim, aquela coisa toda. Mas o que acontece, a gente ainda segue os mandamentos, por que, tipo, honrar pai e mãe, não matar, não tomar o nome de Deus em vão, isso são mandamentos que eram do passado e que a gente tem que cumprir até hoje.”


Diane Bezerra. Foto: Brendo Hoshington


"Quando fala de adventista fala de guardar o sábado, de guardar coisa do passado, tá entendendo? Só que não é apenas o sábado, existe outras pessoas que criticam pela questão da alimentação saudável, de frutas. De consumir carne, porque o consumo dela causa câncer, então são duas coisas que as pessoas já olham com julgamento, dizem que é uma besteira."


“A maioria das pessoas não entendem com relação a isso e realmente chamam a gente de seita, e seita como a gente sabe é um grupo que estuda a questão de ideologia, filosofia, coisas passadas e que levam para a vida, eu costumo dizer para as pessoas o seguinte: se seguir a jesus e seguir os mandamentos dele for uma seita então deixa eu ser uma seita. Na cabeça delas realmente é isso, não passa de uma seita, mas a gente cristão independentemente de placa de igreja, a gente não deve seguir placa, eu sempre costumo dizer isso, a gente não deve ir pela igreja adventista, pela assembleia, pela universal, qualquer outra, a gente tem que seguir a bíblia, os mandamentos de Deus, fazer o que ele   realmente deseja que a gente faça.” 


Diane Bezerra. Foto: Brendo Hoshington

A estudante conclui falando a respeito do diálogo entre as religiões.

"O diálogo é algo de importância, haveria de existir o respeito e de realmente esclarecer dúvidas entre uma igreja e outra, por que existem igrejas evangélicas que se criticam, é um única religião, vamos dizer assim, evangélicas, mas assim, as igrejas se criticam, “não porque guarda o sábado, não porque come determinado alimento, não porque a sua veste determinado vestuário, usa maquiagem, já outra não usam,”  tá entendendo? Ambas ficam se criticando, o que não deveria acontecer, a gente tem um único propósito que é a salvação, e papai do céu, o nosso Deus ele é único, seja pra católico, seja pra nós, todos os evangélicos, de qualquer igreja como para as demais religiões, é um único Deus e uma única salvação, esse é o foco de todas as pessoas, a salvação."

"A partir do momento que eu tenho conhecimento sobre uma determinada religião, sobre determinada igreja, eu vou saber as suas raízes, o porquê, de como ela segue, porque ela faz daquela forma, então é importante eu saber isso de cada igreja, de cada religião, as raízes, para eu poder não fazer um julgamento indevido, até porque quem ficou pra julgar não foi eu, quem ficou pra julgar foi Jesus, então a gente não deve se julgar entre si, e também não deve julgar o próximo por isso ou aquilo, o que é certo o que é errado, não, quem ficou pra julgar foi Deus."







Comentários

  1. Um ótimo trabalho realizado... Parabéns a todos que participaram desse projeto, trabalho bem explicativo e detalhado, onde pude fazer parte compartilhando e aprendendo novas experiências de vida e superação com outras pessoas.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo desempenho ,e toda sua dedicação. você vai chegar muito longe meu querido .

    ResponderExcluir
  3. Eu como uma pessoa evangélica de uma denominação diferente, nunca questionei o propósito que os Adventistas tem.
    Muitas vezes até fico surpreendido com a fidelidade enorme que eles têm, algo que não vemos nas demais denominações.
    O problema é que as pessoas brigam tanto por denominação, esquecendo que o alvo principal de ambas é o mesmo.
    "CRISTO"

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo trabalho bem elaborado 👏👏

    ResponderExcluir
  5. Eu acredito que tudo na vida são escolhas, porque ninguém tem o direito de julgar, Deus deu um livre arbítrio para escolher, não existe opinião certa ou errada, é apenas uma opinião em que cada um acredita e vê, tem uma frase que o próprio Jesus diz: "não julgueis para que não sejam julgados", o correto é procurar conhecer antes de julgar, e respeitar cada um com sua opinião.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas