[RELIGIÃO] TAMILYS SALES: "QUALQUER RELIGIÃO QUE ACREDITA QUE EXISTE ESPÍRITOS, É ESPÍRITA"

Juliene Araújo*

Foto: Juliene Araújo
Tamilys Sales. Foto: Juliene Araújo

Tamilys Sales, 25 anos e de religião espírita. Natural de Caruaru-PE, fisiculturista e formada em Direito pela Asces-Unita. É advogada pelo escritório Sales&Sales Advogados, com sedes em Caruaru e Jurema. 

Contextualizando

O espiritismo, conhecido também como doutrina espírita, é uma religião que possui três aspectos: filosófico, científico e o religioso. E busca mostrar, através dos seus estudos, a existência do mundo espiritual e suas relações com o mundo corpóreo. Surgiu em dezembro de 1847, após um acontecimento com os Foxs, uma família alemã que acabara de se mudar para o povoado de Hydesville, nos Estados Unidos. Passaram a perceber, cada vez mais frequente, fatos extraordinários na sua nova casa. O casal tinha três filhas.  A mais nova, Kate Fox, percebendo que os ruídos que aconteciam na casa não lhes fazia mal nenhum, passou a se familiarizar e comunicar-se com eles. Assim, acabou-se por verificar que os ruídos eram produzidos por um agente invisível, e que este agente se dava por um Espírito. Então se inicia os estudos a partir do ponto de partida do moderno espiritualismo, "a primeira comunicação". 

Entrevista

Como espírita, você já sofreu ou sofre algum tipo de preconceito ou intolerância? Se sim, como você lida com isso?

Tamilys Sales: Direto (risos). As pessoas que têm pouca informação sobre a religião, vêem um espírita como macumbeiro ou bruxo. Na cabeça deles espiritismo envolve macumba, envolve satanismo. Tudo que for ruim envolvem com o Espiritismo. Ligam espíritos com fantasmas e a mídia joga pra gente que fantasma é algo ruim. Então quando você junta fantasma, espírito, demônio ou o que for, aí se associa que todo espírita, sem preconceito com a religião, é macumbeiro. Eu lido com isso de uma forma bem descontraída. Tento mostrar que não tem nada a ver com a cultura que criaram. Levo na brincadeira mesmo. Tem pessoas que você não consegue conversar, aquele tipo de pessoa que “minha verdade é absoluta e você vai pro inferno e pronto. Só a minha religião salva”. Pessoas desse tipo que tem a convicção que a realidade delas é a verdadeira, não adianta discutir. Isso na religião, política, no que for.

Como você acha que o Espiritismo é visto pelos leigos?

Tamilys Sales: Como uma seita. É visto como algo ruim que o pessoal se junta para brincar com os demônios, como eu já ouvi várias vezes. Já vieram me perguntar se na cerimônia religiosa da gente tinha alguma local de proibido acesso ou algo do tipo. Eu respondi que não, a gente pode entrar em qualquer lugar assim como nas demais igrejas. A não ser no local financeiro onde resolve-se as coisas relacionados a gastos e finanças e tudo mais, assim como em qualquer outra instituição. É a mesma coisa, mesmo segmento, mesma bíblia... A única diferença de uma religião para outra é que uma acredita na encarnação e outra não.  Ou seja, a diferença está no pós-morte. 



Reunião na Associação Municipal Espírita de Caruaru. Foto: Juliene Araújo

Todo espiritualista é espiritista? Como você explicaria essa questão?

Tamilys Sales: Qualquer religião que acredita que existe espíritos, é espírita. Nossa doutrina ensina da seguinte forma, espiritualismo se resume ao conhecimento e entendimento que existe um corpo e uma alma. A  diferença de espiritualismo e materialismo é que no materialismo não existe espírito, é só a matéria. Normalmente são os ateus, ou seja é só a matéria. O espiritualista acredita que além da matéria física, além da carne existe um espírito. Ou seja, toda religião que acredita que existe um corpo e uma alma é espiritualista, como católica, protestante, candomblé… enfim todas essas são espiritualistas.  Já o espiritismo, que é onde se enquadra a Kardecista, acreditam que exista o espírito que não está ligado necessariamente ao corpo e a alma. Ou seja, que possam ter pessoas (espíritos) vagando em nosso redor. No popular “existem fantasmas”.

Sabemos que muitas pessoas até hoje confundem bastante Umbanda e Espiritismo. Você poderia esclarecer qual a diferença?

Tamilys Sales:É justamente a visão de crença. Por exemplo, o Judaísmo reconhece Cristo como profeta, mas não o considera como o verdadeiro messias. Aí eles estão certos ou estão errados? quem somos a gente pra dizer quem está certo ou errado? Papai do céu nos ensina, que a igreja somos nós! A igreja não é algo físico não, a igreja é o nosso corpo. A igreja que salva é a gente e não o físico. Então, uma das principais diferenças é a forma da realização da cerimônia  e que a gente não acredita em santos; a gente não tem pai fulano, mãe sicrano, orixás, enfim. Quer dizer, pode se dizer que até temos, pois a gente acredita nos mesmos da igreja católica, só os vemos de maneira diferente. Pra gente santo não obra milagre, pra gente santos se tratam de pessoas com o espírito evoluído, que são menos ligadas com as coisas carnais. Como sentimentos, raiva, tristeza, essas coisas. Quanto mais amor a pessoa tiver, mais luz ela vai ter. São pessoas que tem uma energia boa.  Mas enfim, se você começar a estudar as religiões, você verá que existem muitas coisas parecidas entre elas que só mudam de nome. Por exemplo; book que pra gente é livro. Se trata do mesmo objeto, só muda a forma como nos referimos a ele.

Na sua opinião, qual a importância do diálogo entre as religiões? e o que pode ser feito para promover isso?


Tamilys Sales: A importância do diálogo é justamente acabar com esse preconceito. É você entender o que aquela pessoa vê como religião. A melhor forma de promover é através do respeito. Você respeitar a visão, opinião e a posição do outro. É você dizer a sua opinião e respeitar a do outro. É você me dizer o que acredita e eu usar isso como forma de ampliar meu conhecimento sobre a religião, as pessoas que estão ao meu redor, socialmente falando, filosoficamente, psicologicamente falando, historicamente. Até porque eu posso ter um conhecimento da história que você não tem, e quando eu te conto a minha visão; da minha religião e suas questões históricas, você aprende com isso e ganha mais conhecimento. Não precisa a minha está certa ou errada por que fatos existirão e ponto. resumindo é isso, você não impor que a sua é a certa, diferenças sempre vão existir.


Tamilis Sales, durante reunião espírita. Foto: Brendo Hoshington





Comentários

  1. Parabéns por mais um excelente trabalho e dedicação.

    ResponderExcluir
  2. Interessante, não via o espiritismo dessa forma, apesar dela própria já ter me explicado, mas essa matéria foi bem mas além do que eu entendia.
    Muito bom!
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Eu também pensava que o espiritismo também fazia parte do candomblé, depois que ouvi a opinião de outra pessoa que é espírita, já obtive uma visão diferente,
    e foi o que aconteceu, pelo que eu entendi é que eles acreditam na reencarnação, o que é diferente da religião cristã.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Como é bom adquirimos conhecimentos sobre determinados assuntos, pois através disso aprendemos a não julgar as pessoas e passamos a ver de outra forma, é que a maior religião sempre será o amor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas